09/01/2015 18h06 - Atualizado em 10/03/2015 12h28

Soluções Gerais de Engenharia e Construção

Soluções em geral

Realizar uma obra não é uma tarefa das mais fáceis. Para o dono do empreendimento, muitas decisões devem ser tomadas e a escolha correta dos materiais pode resultar no sucesso ou não da construção e, também, na economia de recursos, uma vez que alguns materiais são mais caros, porém, mais resistentes.

 

A Cerâmica 4B especializado em cerâmicas, mas oferece várias dicas de construção que podem poupar tempo, dinheiro e trabalho. São soluções importantes e valiosas que podem fazer a diferença no valor e tempo total da obra.

 

A primeira solução criativa é o uso de gesso para cobrir as paredes internas. Algumas pessoas terminam a parede e depois colocam o gesso. O que a Ceramica 4B propõe é a utilização do gesso logo após a camada de tijolos estiver pronta, ou seja, o gesso irá substituir o chapisco e o reboco. Além de economizar cimento e cal, o gesso dá um ar mais moderno ao local e a limpeza se torna mais fácil. Além disso, após a aplicação do gesso basta pintar a parede. E o acabamento fica muito melhor do que o feito com massa corrida.

A segunda solução é utilizar a junta seca vertical, que consiste em não usar argamassa para as juntas verticais. A junta seca é uma peça única que cobre a área a ser “juntada”, eliminando a necessidade de injetar cimento ou argamassa para tapar os vãos.

 

A terceira solução criativa é a possibilidade de utilizar blocos de tijolos de várias dimensões e espessuras. São quatro formatos diferentes que permitem que o dono da obra escolha a melhor espessura para a sua parede. Além disso, o uso dos blocos de 29 cm de comprimento por 19 cm de altura permite que o dono da obra economize com cimento e argamassa, já que apenas 16 blocos são utilizados a cada metro quadrado.

Por fim, a quarta solução criativa é o uso de pallets para armazenar as peças e os blocos de tijolos e lajes. A paletização é um meio interessante para guardar peças que ainda não foram usadas, principalmente em espaços pequenos, onde é essencial a economia de qualquer pedaço possível de espaço.

Existem outras soluções, mas estas são algumas que podem ajudar você a economizar dinheiro e tempo em sua empreitada.