13/01/2015 17h53 - Atualizado em 06/02/2015 17h32

Mesmo não entendendo de arquitetura ou engenharia, todos nós nos achamos entendidos e fazemos planos quando o assunto é a nossa casa. Hoje em dia, muitas lojas especializadas podem auxiliar para a concretização de uma obra, oferecendo produtos de qualidade, com preços acessíveis. 

Um ponto muito importante para quem tem sobrado ou casa é a proteção do teto. Muitas vezes a preocupação é com as paredes ou com o piso e o teto acaba ficando em segundo plano. Só lembramos quando chove ou quando venta muito forte. Há muitas soluções de qualidade no mercado, como as telhas. 

As telhas são usadas na cobertura de casas e construções. Podem ser feitas de cerâmica, pedra, cimento, metal, vidro, plástico, madeira, entre outros. Cada tipo de telha proporciona algo diferente como sofisticação, leveza, transparência, conforto térmico. É preciso verificar a exigência de cada obra/construção. O ideal é que a escolha das telhas seja feita desde o início da obra. Existem telhas mais básicas, para cobrir o telhado, e telhas para acabamento, como as cumeeiras. 

Telha de Cerâmica Cumeeira

As telhas de cerâmica também são conhecidas como telhas de barro, sendo os modelos mais antigos e mais utilizados. São uma ótima barreira térmica, contribuindo para um maior frescor na parte interna das construções. Existem diversas formas de telha de cerâmica no mercado, que variam conforme o tipo de encaixe, rendimento por m², inclinação, cores. 

A denominação cumeeira é um complemento: trata-se das telhas que ficam na parte mais alta do telhado, onde se encontram as superfícies inclinadas, da queda d’água e a grande viga de madeira que une os vértices em uma espécie de tesoura. São elas que fazem a ligação de uma parte com a outra, evitando a entrada de água da chuva, frestas e buracos. 

É fundamental contratar um profissional para estruturar a cobertura e garantir o encaixe e fixação perfeitos das telhas. Para certificar-se da qualidade e durabilidade, é essencial seguir a recomendação de inclinação indicada no produto por cada fabricante e prestar muita atenção na hora da instalação, pois as bordas das telhas devem ser fixadas à estrutura do telhado.