13/01/2015 17h53 - Atualizado em 22/01/2015 12h40

Em uma construção, os blocos de canaletas têm funções muito importantes. A principal delas é auxiliar as armações de ferro e concreto na hora de formar as vigas da obra. As canaletas vão eliminar as formas da madeira, fazendo com o que custo-benefício e a duração das obras sejam reduzidos consideravelmente.

As canaletas de concreto têm uma semelhança com os blocos de concreto, mas elas são vazadas no sentido do comprimento para facilitar a passagem de ferragens desse mesmo material.

 

O rendimento das canaletas pode ser calculado de acordo com o comprimento em que ela será utilizada. Elas podem ser encontradas de diversos tamanhos, como de 9x15x19, até um pouco maiores, como 19x19x29. Tudo depende da necessidade do projeto que está sendo construído.

A utilização das canaletas nas construções costuma ser em baldrames, vergas e contravergas, pingadeiras, amarrações e vigas de respaldo. O baldrame é uma fundação rasa e muito econômica. Bastante usada em terrenos firmes, além de que essas estruturas suportam o peso e a carga de todas as paredes de uma construção, unindo-as ao solo. 

 

As pingadeiras funcionam como um acabamento externo que vai proteger as paredes e as fachadas de chuvas, desviando todo o líquido para fora. Nas vergas, as canaletas são colocadas tanto de pé, quanto deitadas em um vão, que pode ser da porta ou janela, apoiando sobre as extremidades das paredes.

Já na contraverga, as canaletas são colocadas sob a janela para evitar possíveis fissuras na parede. Nas amarrações, as canaletas são dispostas de uma maneira que forma uma espécie de cinta que tem a função de unir as paredes de alvenaria até o pilar. Com isso, há menos chances de haver deslocamento e rachaduras. As vigas de respaldo ou de travamento utilizam as canaletas na última fiada. Elas exercem a função de amarração para receber o apoio da laje.

Para informações mais técnicas e detalhadas sobre a utilização de canaletas, é preciso consultar os responsáveis pela obra ou reforma, para descobrir qual a demanda necessária desses diferentes.